segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Artigo nosso para a revista Blenderart Magazine

Em Junho eu e meu irmão escrevemos um artigo para a revista Blenderart Magazine, o nome do artigo é "Up to Speed".
Nosso artigo esta em inglês na Pagina 37:





Esta é a tradução do artigo:


"Até a velocidade" em Blender 2.5


Toda a nova versão de um programa é sempre superior a anterior, mas o 2.5 superou as nossas expectativas.

Iniciamos um projeto antes do lançamento da versão 2.5, e sentimos bem a diferença na manipulação dos recursos entre as duas versões. Todo o seu visual ficou mais agradável, principalmente na interface. Todas as ferramentas do programa ficaram mais ágeis e acessíveis. Além de deixar o Blender mais fácil para iniciantes.
Quem esta acostumado com o 2.49, vai perceber que na versão 2.5, as opções de modelagem, por exemplo, estão mais a mão.

Quanto a rapidez, é inacreditável. Estamos trabalhando num projeto, uma animação que, como já dissemos, iniciamos na versão 2.49 e que agora estamos concluindo na versão 2.5.

Nesse projeto há uma cena, onde a câmera dá um giro de 360º em volta do topo de um prédio com o personagem no centro que foi montada em 2.49 e animada e renderizada em 2.5. O tempo da renderização dessa cena no 2.49 foi mais ou menos 5 minutos, no 2.5 foram empolgantes 35 segundos!


A agilidade, dessa versão, também está em novos recursos como a inclusão de uma janela com menu de busca que permite encontrar ferramentas que conhecemos pelo nome, mas não lembramos onde fica. Para acionar esta ferramenta basta pressionar a barra de espaço na 3D View.



A imagem final no 2.5:

Nenhum comentário:

Postar um comentário