quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Respirar! Making Of

Um breve manking off da cena.


Esta cena foi feita por mim (Nilson Juba) e meu irmão Jeff Israel, foi inspirada bastante em Pocoyo, começamos com um simples rabisco feito por mim e partimos para modelagem bruta do personagem.


Modelagem

Não nos preocupamos muito com os Edge loops facial do personagem porque esta cena foi feita feita apenas em 4 horas. A modelagem foi Box modeling. 


A barba e o cabelo foram "placas" com solidfy.

As caixas foram modeladas normalmente sendo modificadas para o estilo cartoon com o lattice.


Rigging

É bem divertido fazer armatures, mas não foi o caso, pegamos um pronto para ir mais rápido.


Cenário

Não foi difícil fazer o cenário com aspecto de infinito. O posicionamento deles foi uma parte bem complicada, mas passamos rápidos por isso.


Materiais

Apesar da pele humana ser difusa este personagem teve a pele com um fraco glossy junto com Diffuse, o esquema dos materiais dele foi este: Mix Closure com 2 closures, 1 o Difuse com a cor mais escura e glossy com uma cor mais clara. A barba, cabelo e calça foram neste mesmo esquema, a camisa foi a única parte com textura.

Iluminação

Esta parte a gente empacou, foi um pouco complicado porque apesar de não ser o primeiro contato com o Cycles, mas a iluminação dele é feita bem diferente do que a do Blender interno. Foram usado planes com Emission com cores diferentes, foi iluminação de 3 pontos.


Luz da frente: Este plane estava em cima da câmera e com cor amarela bem fraca com strengh 50.000.
Luz da esquerda: Com as mesmas configurações da luz da frente, porém a cor mais clara, foi mesmo para dar o volume. 
Luz da direita: Uma luz azulada, com strengh de 60.000.
O fundo também deu uma ajudinha ele emite uma luz sobre o objeto fazendo o efeito de céu, lembre-se o Cycles é Pathtrace.

Render

Foi bem fácil mexer no render pois o Cycles tem um preview GPU (a renderização final demorou 2h, pois não tem versão para windows 64 bit com render GPU, mas tem apenas um preview em GPU na 3d view, até 10/08/2011). Foi renderizado no tamanho 1920 por 1080.


Na aba Render em Integrator eu arrumo os passes ou AA da cena, esta foi de 400 passes para ficar bem limpa.
Na mesma aba Render temos Film que colocamos Portra 100 T por ter um tom amarelado e em Exposure colocamos o valor 0.29.

O versículo bíblico foi colocado no Photoshop.
Bom foi este o resultado e creio que mesmo que o cycles esteja na versão de testes é um dos melhores renderizadores externos "apesar dele não ser tão externo assim" que já trabalhamos. Fica de vocês brincarem aí com ele.

Obs:. Também tem como renderizar animações com o cycles, além do próprio nodes que podemos usar nele.
"Todo ser que respira louva a Deus!" Sl 6:150

Para quem quiser também acompanhar a discução sobre esta imagem no Fórum BB.


Um comentário: